Compartilhe!

Por que muitas pessoas correm, correm e parece que não sem do lugar…

Um dos temas que mais me fascina em gestão é a liderança, acredito que um dos principais pilares para a superação de momentos delicados dentro das empresas é a sua liderança, são os lideres os principais fatores que levam as empresas ao crescimento ou ao seu declínio, e formar futuros líderes é fundamental para o seu futuro.

E ouço com frequência que estamos vivendo um momento de falta de liderança, nas empresas, na sociedade, nos grupos em geral, em parte compartilho desta visão. Digo em parte pois ao mesmo tempo que acredito nisto, também defendo que são os líderes os grandes responsáveis por formar os futuros líderes.

Formar seus sucessores, ao mesmo tempo que ao meu ver uma das principais atribuições dos lideres, é também um grande desafio, pois depende de uma porção de variáveis, e algumas delas eu gostaria de abordar hoje.

TRÊS VARIÁVEIS IMPORTANTES PARA FORMAR FUTUROS LÍDERES

  1. Desejo da pessoa de se tornar um líder de sucesso – nada acontece sem o real desejo do individuo de fazer acontecer, quando há o real desejo de algo, se encontra os caminhos para alcançar nossos objetivos.
  2. Variável é o ambiente – criar um ambiente favorável para a atração, identificação, desenvolvimento e retenção de possíveis talentos. Gera o que chamo de terreno fértil para o desenvolvimento de grandes líderes. Não que seja fator decisivo, mas contribui. Já vi grandes líderes emergirem de locais onde menos se esperava, contra todas as circunstancias, mas por que dificultar se podemos adubar o terreno?
  3. A qualidade de nossos mentores – este é o principal tema de nosso artigo hoje. A atribuição do líder de formar novos líderes.

Formar futuros líderes é um desafio para muitos, pois além do citado anteriormente, depende do real desejo do líder atual. Mas não só do desejo, mas de ter em suas mãos as ferramentas apropriadas, para formar adequadamente e no tempo coerente.

COMPETÊNCIA TÉCNICA E COMPORTAMENTAL PARA FUTUROS LÍDERES

Um do principais conhecimentos que este líder deve ter é sobre perfil comportamental, vou explorar este tema mais profundamente, nas semanas que se seguem, mas darei uma passagem por cima aqui.

Cada individuo pois comportamentos seus, suas qualidade e pontos de atenção, minha forma de me comunicar com cada um deve ser de acordo com seu perfil, para que possa extrair o máximo possível desta minha comunicação, e atingir os objetivos pretendidos.

Com o conhecimento deste aspecto, o líder primeiro aloca de forma adequada cada pessoa a função correspondente e onde irá ter o maior resultado de cada um, e sabendo como contribuir com o desenvolvimento de cada um.

Outro ponto importante é desenvolver o indivíduo de acordo com seu nível de maturidade nas funções que lhe são atribuídas.

Quem dos lideres que conhecemos, não passou pela experiência de lhe ser atribuída uma demanda, que não sabia bem o que fazer? Conheço muitos que passaram por esta experiência, como falamos “jogaram a batata no colo para ele descascar”, quem passou por isso sabe bem como é desafiador, para não dizer desagradável.

Ter em mente o nível de maturidade tanto técnica, quanto comportamental, dos talentos que estamos desenvolvendo nos direciona de forma adequada para que possamos desenvolve-los mais rapidamente.

PODEMOS DEFINIR 4 NÍVEIS DE MATURIDADE NA FORMAÇÃO DE FUTUROS LÍDERES

  1. Neste nível, o individuo requer um acompanhamento homem a homem, mais próximo onde a função do líder é dizer o que fazer, como fazer, quando fazer, os objetivos da tarefa, etc. É neste nível onde acompanho de perto e elogio cada evolução coerente.
  2. Quando o individuo, adquiri maior conhecimento, e maior habilidade nas demandas, o acompanhamento fica um pouco mais distante, e usamos de reuniões de feedback.
  3. Nesta etapa, começam a acontecer as trocas de informação, algumas decisões já são tomadas em conjunto, o individuo já esta pronto para assumir alguns riscos e algumas decisões pois seu conhecimento e sua maturidade permitem isso.
  4. E na ultima etapa o foco é delegar, ouvir, confiar, atribuir a ele a responsabilidade pela demanda e suas entregas.

Com as devidas variáveis na mão, fica muito mais fácil trabalhar para o desenvolvimento de futuros líderes dentro das empresas, estas variáveis se aplicam desde uma micro empresa a uma multinacional, independente do setor, o principal fator determinante é o fator humano, o desejo e o conhecimento adequado.

Meu objetivo é contribuir de alguma forma, com o aumento dos seus resultados, se você gostou deste material, comente abaixo e indique a seus amigos,

Um forte abraço, sucesso, saúde e prosperidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *