Compartilhe!

Você já ouviu falar de Soft Skills e Inteligência Emocional?

Um dos grandes desafios de líderes, empresários, executivos e todos aqueles que desejam ter excelentes resultados em suas vidas pessoais e profissionais, não está nos conhecimentos e habilidades técnicas, e sim nas questões ligadas aos comportamentos e atitudes humanas.

Quantas vezes você já teve contato com pessoas de excelentes conhecimentos técnicos, mas com resultados pífios, pessoas que conhecem todas as teorias sobre pessoas, mas que parecem verdadeiros caramujos, quando se fala em relacionamento interpessoal?

É sobre isso que quero falar com você nesse texto!

Duas coisas que para mim se completam e que nunca houve tanta necessidade de se desenvolver.

A inteligência emocional 

Daniel Golemann em sua obra Inteligência Emocional – A teoria revolucionária que define o que é ser inteligente, comenta que o (QI) Quociente Intelectual é responsável por apenas 20% das habilidades de pessoas bem-sucedidas, os outros 80% estão relacionados aos vários quesitos da (QE) Quociente Emocional.

Os 4 pilares da Inteligência Emocional

Quando falamos em medir e desenvolver o QI, podemos pensar em 4 pilares básicos: 

  1. autoconhecimento
  2. gestão das emoções
  3. empatia
  4. sociabilidade 

Estes 4 pilares estão interligados e se complementam de forma que o autoconhecimento é a base, para que você reconheça e compreenda seus estados emocionais e suas origens e faça uma boa gestão dos mesmos.

Assim, a empatia com as outras pessoas e situações, ficam facilitadas, pois quando você entende que todos somos frutos de interpretações conscientes ou não de fatos externos, seu nível de socialização e relacionamento interpessoal aumenta.

Como isso faz sentido para você?

A inteligência Emocional na minha opinião é a principal de todas as Soft Skills, pois sem ela todas as outras ficam incompletas ou, no mínimo, o desenvolvimento delas fica comprometido.

Soft Skills

Quando falamos de comportamentos e atitudes humanas, estamos falando das Soft Skills. 

Quem nunca ouviu falar que se contrata por conhecimentos técnicos e se demite por comportamento?

Exatamente isso, quando isso está relacionado a um colaborador já é impactante, imagine no caso de um Executivo, Empresário ou Líder seja qual for seu segmento.

Entre outros exemplos de Soft Skills podemos citar:

Trabalhar o desenvolvimento destas competências impacta não só na vida profissional, mas na vida pessoal também! Aumentando a produtividade, o foco, a assertividade e a motivação, obtendo maior engajamento.

As 10 Soft Skills que não podem faltar em um profissional de alta Performance:

1. Comunicação – uma comunicação assertiva, empática e não agressiva com foco no resultado

2. Liderança – capacidade de motivar, engajar e inspirar pessoas em busca de um objetivo comum, discernindo o que pode e deve ser delegado e o que não pode

3. Flexibilidade e Resiliência – habilidade de se adaptar rapidamente as mudanças, buscando aprendizado constante e evolução

4. Trabalho em Equipe – buscar a cooperação individual e coletiva, mobilizando o capital humano de forma que o todo seja mais poderoso que o individual

5. Criatividade e Inovação – competência de buscar novas soluções para os desafios apresentados no dia a dia

6. Proatividade – atitude de estar a frente para avaliação de cenários, mas também a implantação de soluções

7. Empatia – ver, ouvir, sentir o mundo do outro

8. Ética – respeito a moralidade, as normas e procedimentos, se comprometendo com o melhor

9. Questionamento Crítico – é a capacidade de questionar de forma positiva o status quo, mas não só questionar, ser um agente positivo de mudanças

10. Positivismo – estar sempre motivado, otimista, focado mais nos ganhos que nas perdas, de forma realista, mas positiva.Apesar de estar falando de algo subjetivo, simples, mas para muitos nada fácil, se você deseja ser uma pessoa melhor, um profissional melhor e ter mais qualidade de vida, vale apena dedicar tempo e energia para desenvolvê-las.

Meu objetivo é contribuir de forma significativa com o aumento dos seus resultados, se você gostou deste material, indique a seus amigos,

Um forte abraço, sucesso, saúde e prosperidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *