A sobrevivência dos negócios inclui mudanças no marketing. AGORA!

Mude sua mensagem de marketing em um momento de crise para sobreviver.

Durante a crise da pandemia global da Covid-19, as empresas estão enfrentando desafios monumentais de marketing que ainda não tinham enfrentado antes. Como reação instintiva, as empresas podem optar por reduzir o marketing como medida de controle de custos, interrompendo ainda mais negócios. Pior ainda são aquelas empresas que mantêm anúncios de antes e não fazem as alterações necessárias em suas mensagens para refletir o momento atual.

Ambas as opções são prejudiciais para as empresas, pois nenhuma das estratégias aborda de maneira proativa a situação atual.
Essas empresas, entram em pânico, cortam gastos comerciais para vendas futuras. Todas as empresas, nesses momentos extraordinários, devem considerar abordagens de vendas e marketing radicalmente diferentes para o seu negócio.

Mesmo com bloqueios governamentais e orientação para fechamento de negócios temporariamente, a maioria das empresas pode encontrar maneiras de continuar atendendo a seus clientes, mesmo que apenas através de comunicações consistente e transparente, incluindo alterações apropriadas em suas mensagens.

As empresas não devem simplesmente se contentar em cortar todos laços com os clientes e esperar que, quando a crise acabar, eles possam ressuscitar magicamente o seu negócio a partir do nada.

Se os clientes encontraram opções alternativas ou encontraram maneiras de sobreviver sem o produto ou serviços de uma empresa, é provável que essas empresas desapareçam para sempre.


Mesmo que uma empresa tenha mudado muito os negócios para manter os vínculos com seus clientes, a abordagem apropriada para mensagens irá percorrer um longo caminho para superar os efeitos da crise econômica iminente.

Os clientes podem não procurar ou não adquirir seus produtos agora, por isso é essencial que você mantenha-se visível e relevante. Aqui estão algumas atividades de marketing a serem consideradas durante esta crise


Mantenha uma forte estratégia de SEO para melhorar a visibilidade do site.

Manter uma forte estratégia de SEO ajudará a manter sua empresa visível e acessível durante uma crise. Embora você não possa mais entregar produtos ou serviços da mesma maneira, um site operacional e útil pode ser o seu conexão vital com os clientes.

Melhorias de SEO podem ser complementos simples ou mudanças simples, como atualizar descrições e etiquetar imagens para ajudar você a tornar seu conteúdo mais facilmente acessível.


Crie novo conteúdo para aumentar a confiabilidade da sua marca.


As perguntas e os conselhos frequentes agregam valor aos seus clientes e consumidores em potencial. Agora é a hora de aumentar não apenas a quantidade do novo conteúdo que você produz, mas concentre-se na qualidade do conteúdo. Ser transparente sobre como a crise afeta seus negócios e seus cuidados dos funcionários ajuda a criar valor para sua empresa.

Seja regulamentado e consistente com seu público, para que eles esperem suas atualizações e novidades. Sessões ao vivo em redes sociais, videoclipes impressões e blogs diários permitirão que seu público se envolva cada vez mais.


Adicione links de qualidade para conectar sua organização a outras fontes de prestígio. 

No conteúdo que você criar, inclua links para fontes autorizadas. "O conteúdo é sem dúvida o rei e, no atual clima de marketing digital, conteúdo exclusivo e focado em valor é talvez a melhor ferramenta para quem faz SEO.

Se você publicar conteúdo sólido que agrega valor ao usuário e incluir links relevantes e atualizados para todo o conteúdo, seguirá no bom caminho. "(Schubert, 19) (https://www.simpletiger.com/blog/what-are-high-backlinks de qualidade)


Transfira os gastos de marketing dos canais tradicionais para opções digitais. 

Se o rádio, a televisão e os canais tradicionais foram seus métodos publicidade e marketing, pense em mudar os recursos em vez de suspender todo o marketing. A transferência de recursos e orçamento para portais digitais, redes sociais e canais on-line de pagamento por clique, pode ser uma maneira melhor de manter seus negócios relevantes para clientes atuais e prospectos.

Google AdWords, anúncios e postagens O Facebook e a visualização digital podem manter sua empresa visível. Os maiores esforços de marketing direto por e-mail devem ser considerado como uma maneira de aumentar o marketing durante esse período.


Ajuste a mensagem e as chamadas a ação de acordo com os horários e circunstâncias.


Se as mensagens nos seus anúncios não refletirem alterações do mercado, sua empresa parecerá sem autenticidade e deslocada. Se sua mensagem não muda de tom, reconhecendo a mudança atual na vida real, pode afetar negativamente a confiabilidade da empresa.

Sua mensagem deve ser adaptada, fornecer informações ao cliente para ajudá-lo a superar a crise, quais ações você está fazendo diferente para atender seus clientes? Nesta era visual, também é essencial que suas imagens coincidam com o tom e o conteúdo do seu marketing.

Se usar imagens antigas e desatualizadas que não se encaixam nos horários, os usuários podem rejeitar e ignorar as mensagens.


"Em uma crise, você tem uma oportunidade única de produzir conteúdo relevante e original. Aproveite o tempo e dedique recursos para criar conteúdo pontual e informado. Aproveite seus escritores e desafie-os e crie conteúdo com perspectivas e e-mails exclusivos, que seus clientes confusos e com medo desejam "(Rice, 2020) https: // kaleidico.com/cmo-crisis-guide/ .)

Em 2009, quando o mundo estava enfrentando os efeitos da grande recessão, na Harvard Business Review, John Quelch e Katherine E. Jocz produziram um mapa de rota fantástico: Como Comercializar em uma Recessão ( https://hbr.org/2009/04/howmercado em desaceleração 2) para empresas que precisam passar por um tempo economicamente sem precedentes.

Enquanto as circunstâncias são diferentes e a crise do Covid19 poderia ser ainda mais devastadora do que a recessão, as principais abordagens são sólidas e permanecem aplicáveis.

Compreender a psicologia do consumidor e fazer ajustes agora é fundamental. Os vendedores devem agora se preparar para uma possível mudança de longo prazo nos valores e atitudes dos clientes "(Qulech e Jocz, 2009). Isso inclui considerar o seguinte:

  • Realocar orçamentos para usar novos canais para nossas mensagens 
  • Táticas de publicidade e marketing para se adaptar às condições atual 
  • Concentrar-se no resultado a longo prazo, modificando os ajustes de curto prazo do marketing 
  • Procurar oportunidades inesperadas para fornecer produtos e serviços de outra maneira 
  • Considerar otimizar seu portfólio de produtos / serviços para maximizar eficiência e entregar o que o cliente precisa agora
  • Pesquisar maneiras de melhorar a acessibilidade para seus clientes Aumentar a confiança modificando a cadência e as mensagens da sua comunicação

Em suma, mudar a maneira como você comercializa seus negócios não é uma opção neste momento. Agora é a hora de posicionar sua empresa como uma organização empática, atenciosa e baseada em valores.

Atender a seus clientes, fornecendo treinamento, notícias e informações adicionais para facilitar sua vida ou segurança, eles colocarão sua empresa com uma imagem mais brilhante.

Embora seus métodos tradicionais não sejam realistas, ser transparente e sincero na maneira de enfrentar novas circunstâncias, mostrará aos clientes que você está procurando e trabalhando em soluções. Mudanças devem acontecer agora.

É hora de deixar o medo e prepare-se para mudar como e quando você comercializa para manter a parte do seu negócio vivo enquanto durar a crise.


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