Compartilhe!

Em um momento tão volátil da história da humanidade não é de se estranhar que muitos venham a se questionar quais são realmente os seus indicadores de FELICIDADE.

Um artigo do Valor Econômico referente a uma pesquisa feita pelo IBGE sobre a concentração de riqueza, comenta que a “renda dos 1% mais ricos é 33,7 vezes a dos 50% mais pobres” está razão já foi de 30,5 vezes em 2016, e voltou a crescer nos últimos tempos.

Estes números são relativos a 2020 creio que não será de se estranhar se esta concentração for ainda maior em 2022, principalmente após a Pandemia, e nos próximos anos.

Outra variável que acrescenta a esta análise é o aumento das horas de trabalho, com a nova dinâmica de home office, os desafios econômicos, restrições de circulação etc. Muitos se viram forçados a aumentar a produtividade.

Este aumento de produtividade em muitas vezes está ligado a trabalhar mais horas para atender as demandas e gerar mais resultados, sem ter um retorno financeiramente proporcional ao aumento das horas trabalhadas.

Você conhece pessoas que estão trabalhando mais em casa do que quando estavam em seus escritórios e empresas?

E que os ganhos não aumentaram proporcionalmente as horas de trabalho?

Sim no atual cenário, muitos estão trabalhando mais para gerar mais riqueza para uma parcela menor da população. Não me entenda mal não estou falando contra os ricos, estou apenas trazendo um fato real.

A meu ver estamos caminhando para uma sociedade de 2 classes, onde a antiga classe média está sendo esmagada e diluída, algumas pessoas evoluindo para as classes mais altas e outras migrando para classes mais simples.

A nova forma de medir o sucesso

Se você e seu cônjuge ganham 15 mil reais mensais deveriam comemorar? Talvez sim…

Mas e se um de vocês para ter estes ganhos está em 2 empregos, o outro envolvido nos negócios 13 ou 15 horas todos os dias, os fins de semana envoltos em tarefas do negócio, será que o sinal amarelo começa a acender?

É claro que podem ter um belo carro, uma casa confortável, mas a anos não tem mais de 10 dias de férias, seus filhos estão na escola ou em creches longas horas do dia e você não tem tempo de qualidade com eles, algo está errado não está?

Talvez com toda esta dinâmica não consigam ter bons momentos de casal, pois estão ocupados com a rotina e a dinâmica insana dos dias atuais, muitos de seus diálogos são entre mensagens de aplicativo ou telefonemas pois as agendas estão desencontradas… para onde estão caminhando?

Talvez um de vocês ou até mesmo os dois já se sintam cansados e sobrecarregados, se sentindo escravos de uma rotina que parece não ter fim.

Estudos recentes sobre a felicidade humana compreendem que felicidade e realização são aspectos muito íntimos e pessoais, ou seja, que variam de pessoa para pessoa.  Mas alguns pontos são muito convergentes para a grande maioria.

E estes estudos indicam que a NOVA FORMULA DO SUCESSO e da FELICIDADE esta ligada a LIBERDADE.

Felicidade, Sucesso e Liberdade estão diretamente ligadas nos dias atuais.

COMO ANDAM OS SEUS NÍVEIS DE LIBERDADE?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *