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liderança servidora se tornou algo muito mais presente nas empresas nos últimos anos. Principalmente porque a dinâmica entre líderes e os demais colaboradores mudou. Agora, as empresas buscam uma comunicação menos vertical e mais horizontal.

E o que isso significa? Significa que os líderes estão mais atentos ao que os seus colaboradores podem oferecer. Não focam somente no operacional, mas também em ouvir suas opiniões para colaborar de forma que alcancem o resultado desejado. Assim, isso gera mais confiança e respeito entre a equipe.

Desenvolver a liderança servidora pode ser um desafio ainda para algumas empresas, principalmente para alguns profissionais. Contudo quando o profissional busca ouvir, estudar e conhecer o ambiente à sua volta, essa habilidade é trabalhada e melhorada.

Quem não nasceu para servir, não serve para viver”

Um pensamento muito equivocado sobre liderança que as pessoas possuíam por muito tempo, é acreditar que o líder deve ser servido, enquanto essa responsabilidade tem uma função totalmente diferente. 

São os líderes que servem, sendo assim, se você acha que não nasceu para servir, como pode ser um líder?

O líder é uma figura importante para a sociedade, como, por exemplo, o presidente de uma nação. Mas quem o colocou lá foi a população, dessa forma, ele deve direcionar e inspirar o seu povo para o melhor caminho. Assim também é para quem é responsável por uma equipe.

Não adianta cobrar resultados se o líder não orienta, direciona, inspira e traz equilíbrio para a equipe. Se algo não deu certo, a culpa não é do colaborador, mas houve alguma falha por parte da liderança.

Explorando capacidades: a verdadeira função de um líder. 

Ficou para trás aquela ideia de que um líder é somente aquele que dá as ordens e fica apenas olhando. Ou seja, a verdadeira função dessa figura é explorar a capacidade de cada um dos seus colaboradores, enxergando o potencial de cada um. Dessa forma, o colaborador se sente motivado a desenvolver suas habilidades. Assim, o potencial de cada um se une e a equipe consegue chegar em um resultado positivo. 

A humanidade como principal qualidade na liderança servidora

Faz parte do papel do líder desafiar seus colaboradores, mas não de forma negativa. O foco é algo construtivo, que venha desenvolver aquilo que falta no colaborador ou mostrar que ele pode melhorar o que já possui. Ter esse lado com a visão mais humana e próxima e não esperar algo robótico é fundamental para o trabalho.

Principais vantagens para a empresa

Entre as principais vantagens da liderança servidora é a confiança que isso gera na equipe. Os colaboradores se sentem motivados e mais próximos daquele que os lidera.

Outro ponto é que isso também melhora a credibilidade da empresa. Mais candidatos se sentem atraídos em trabalhar no local, além disso, a empresa também passa a ser melhor vista pelo mercado no geral. 

Por fim, a liderança servidora também desenvolve uma cultura corporativa positiva. Se já havia algo negativo, com essa nova visão tudo muda, e todos na empresa só têm a ganhar. Portanto, vale a pena investir nesse tipo de habilidade para se tornar um verdadeiro líder. Assim, sua empresa e equipe vão sentir a diferença e você vai ver como isso pode impactar os negócios.

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